top of page
Buscar

Dica de leitura da Aninha

  • Ana Diniz
  • 26 de jun. de 2023
  • 1 min de leitura

A autoria é do autor vietnamita, OceanVuong, que é muito conhecido por suas obras de poesia. Essa foi sua primeira aventura em um romance.

Nas primeiras páginas, o leitor já é envolto em uma narrativa profunda e poética, explicitando os talentos do autor para a poesia. De acordo com a sinopse, Vuong nos apresenta “uma carta de um filho para uma mãe que não sabe ler”. Mas a obra é muito mais que uma carta, é um mergulho nas memórias de uma família conflituosa, que sofre discriminação ao viver em outro país com uma cultura distinta das origens do protagonista.

O narrador, chamado carinhosamente de “cachorrinho” (little dog), navega por seu passado fragmentado, com vários flashbacks que resgatam histórias impactantes de sua mãe e avó, fugidas do Vietnã em plena guerra contra os EUA. Os pontos centrais da narrativa são a relação entre mãe e filho, a temática gay, etc.


Além disso, Vuong consegue trazer críticas sociais por meio da história de uma família sobrevivente. É o imigrante que fica à margem da sociedade e não é visto como um cidadão igual aos outros. Mostra ainda a masculinidade tóxica e a homofobia que impedem um amor verdadeiro. A poesia está presente do início ao fim.

Apesar de a narrativa não ser linear, o leitor consegue acompanhar a história pela própria memória do autor, que torna a leitura mais complexa e densa. Se você se permitir aproveitar o lirismo, sem se preocupar tanto em “compreender” tudo o que vai ser dito, a experiência será muito marcante. Vale a leitura!

ree

 
 
 

Comentários


bottom of page