Lutando Pelos Direitos e Vidas das Mulheres!
- aninhadiniz11
- 20 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

Você sabia que uma abordagem mais atenta à saúde das mulheres pode salvar centenas de milhares de vidas todos os anos? Quero compartilhar informações essenciais sobre como uma abordagem feminista na área da saúde pode salvar vidas de mulheres em todo o mundo.
Historicamente, temos visto inúmeros casos de negligência médica que resultaram em diagnósticos tardios e, em alguns casos, mortes evitáveis. Nesses últimos tempos, conheci um caso de uma professora que teve de esperar 5 anos para obter um diagnóstico de câncer de mama em estágio avançado, devido à falta de atenção e encaminhamento médico adequado. Situações como essa não deveriam acontecer.
Um estudo recente publicado no The Lancet destacou que uma "abordagem feminista" na medicina poderia eliminar desigualdades e salvar vidas. O estudo analisou mortes prematuras por câncer em mulheres de 30 a 69 anos e chegou a uma conclusão impactante: 800 mil vidas poderiam ser salvas todos os anos se as mulheres tivessem acesso a um atendimento adequado.
O Que Isso Significa?
· A desigualdade e discriminação de gênero muitas vezes impedem o diagnóstico precoce.
· O câncer é uma das principais causas de morte entre mulheres e frequentemente resulta de diagnósticos tardios.
· No Brasil, o câncer de mama é uma grande preocupação, e é crucial garantir que as mulheres tenham acesso ao atendimento médico necessário. No Brasil, o câncer de mama é o mais incidente, e a estimativa é de 74 mil novos casos por ano até 2025.
Se você ou alguém que você conhece enfrentou negligência médica, discriminação de gênero ou violação de direitos de qualquer tipo, compartilhe esse texto com essa pessoa para que juntos possamos ter um sistema de saúde mais igualitário e seguro para todas as pessoas! Acredite, as nossas vozes e ações podem fazer a diferença!
Comentários